Sucesso absoluto das baladas na Vila Olímpia, o grupo Jeito Moleque mostrava em suas apresentações músicas de composições próprias, como Hoje a Noite é Nossa, de Bruno Diegues, que agitava a galera quando apresentava os primeiros acordes. Incentivados pelo produtor musical Arnaldo Saccomani, o Jeito Moleque decidiu gravar o primeiro CD independente, sem apoio de uma gravadora e ainda sem imaginar que este trabalho fosse o início de uma carreira de sucesso.
O CD, com apenas 11 faixas intitulado Eu Nunca Amei Assim, começou a despontar nas rádios FMs entre as músicas mais pedidas e hits como Hoje a Noite é Nossa e Amor Eterno começaram a marcar o som inconfundível do Jeito Moleque, que ainda gravou, neste primeiro trabalho, os sucessos: Sobrenatural, Pára Tudo, Pela Vida Inteira e Rosinha, de Ari Toledo, que não podia ficar fora do CD a pedido dos milhares de fãs, que sempre cantaram junto com o Jeito Moleque esta divertida canção.
Jeito Moleque. O nome do grupo não poderia ser mais adequado. Na base da farra, Bruno, Carlinhos, Alemão, Rafa e Felipe, cinco moleques de Santana, na Zona Norte paulistana, se reuniam após as partidas de futebol para tirar um som. A turma do bairro se juntava para dançar e os meninos logo começaram a ser chamados para tocar em festas de amigos. Baladeiros, não perdiam uma domingueira no Mistura Brasileira e no Pólo Norte tradicionais redutos do samba e do pagode do bairro. De freqüentadores, passaram a atração principal das noitadas e caíram no gosto da galera.
Uma prova da dimensão do fenômeno Jeito Moleque é que, enquanto a maioria dos cantores e bandas brasileiras percorre um longo caminho até chegar a um álbum ao vivo com seus principais hits, o grupo já chegou lá. Me faz feliz, o primeiro do Jeito Moleque pela multinacional Universal Music, foi gravado durante dois shows com lotação esgotada no Olympia, em abril de 2005. O resultado é um CD para cima, com jeitão de coletânea, pois o público canta junto com o vocalista Bruno Diegues todas as faixas do disco. Como pode um grupo de pagode estreante lançar seu primeiro álbum com status de veterano? A resposta está na fidelidade dos fãs.
O Jeito Moleque faz parte de uma corrente que está sendo chamada de pagode universitário ou neopagode, composta por bandas que se apresentam no circuito de casas noturnas localizadas nos bairros do Itaim e Vila Olímpia e freqüentadas por jovens universitários paulistanos. São fãs que nos acompanham desde o começo, lá em 2001. Por isso eles conhecem nossas músicas de trás para frente, conta Bruno.
Eu nunca amei assim, que está no repertório de Me faz feliz, há meses ocupa uma confortável posição no ranking das dez músicas mais executadas nas rádios. O pessoal que vai nas baladas em que tocamos liga para as rádios pedindo a música. Eu nunca amei assim é o nosso hit , comemora o vocalista.
O sucesso do Jeito Moleque também se deve ao fato de os integrantes serem jovens todos têm 20 e poucos anos o que só aumenta a identificação da garotada com seus ídolos. As letras são românticas, como na faixa título e na canção que abre o CD, Sobrenatural. Outra característica comum aos neopagodeiros é regravar hits do pop dos anos 80 em ritmo de... pagode, claro! Caso de Só pro meu prazer, famosa na voz de Leoni, e Marvin, dos Titãs.
Além do CD, a Universal lançou a versão DVD de Me faz feliz no mês de agosto de 2005. Lá estão os tais moleques no palco e a molecada entoando seus hits em um coro para lá de empolgado.
Molecagem que deu certo.
Vivendo um momento mágico e com um som que é do bem, o grupo Jeito Moleque está lançando o seu terceiro CD, O som do bem, segundo pela gravadora Universal Music. Com a marca da inovação, o álbum mistura o melhor da tradição do samba com elementos e ritmos diferentes, como o beat box, o reggae, entre outros. O novo trabalho de estúdio conta com doze músicas inéditas e apenas uma regravação, o hit Sem Radar, de Marcus Menna, que está em alta na programação das rádios de todo Brasil desde o final do ano passado.
Para a escolha do repertório, Bruno Diegues, Alemão, Carlinhos, Rafa e Felipe, escolheram músicas de compositores amigos, como Leandro Lehart, Arlindo Cruz, Valtinho Jota e Thiaguinho do Exaltasamba, mas, para traduzir melhor o querem apresentar ao seu público, os cinco também participam do projeto com composições suas.
Arrojado e determinado, o Jeito Moleque chamou Champignon, ex-integrante do Charlie Brow Jr., para participar da musica Já é, de autoria de Arlindo Cruz e Rogê. Trata-se de uma mistura do hip hop com o samba, uma nova tendência muito bem representada no dueto de Bruno e Champignon.
Faixa a faixa, nota-se a dedicação dos cinco moleques ao novo projeto: eles participaram de perto da escolha do repertório, dos músicos que os acompanham na gravação, da produção, da mixagem e também da concepção da capa do CD. Todo o encarte foi rodado em papel reciclado, uma proposta ambientalista que faz parte do projeto no qual o Jeito Moleque está envolvido desde setembro de 2006, buscando colaborar para uma melhor qualidade de vida em nosso planeta.
O objetivo do Jeito Moleque é mostrar para o seu público que atitudes simples, como rodar a capa do CD em papel reciclado, podem e vão contribuir muito para a preservação do meio ambiente. E, com esse trabalho, eles revelam que têm condições para continuar conquistando o Brasil com sua música e suas atitudes, brilhando cada dia mais.
CD e DVD Jeito moleque ao vivo na Amazônia - 2008
Desde que tiveram a idéia de gravar seu novo DVD, os integrantes do grupo Jeito Moleque planejaram um trabalho que representasse fielmente o compromisso da banda com o Meio Ambiente. Por isso, durante um bom tempo, o Jeito Moleque estudou com muito cuidado o que gostaria de apresentar para seu público. E o resultado não poderia ter sido melhor: gravaram o segundo DVD da carreira às margens do Rio Negro, um símbolo da Floresta Amazônica, em Manaus.
Com um cenário que trouxe elementos da cultura e da natureza amazonense, o Jeito Moleque e a Universal Music mobilizaram 130 profissionais, que trabalharam para que as 20 mil pessoas presentes no evento pudessem assistir a um show único, realizado em um palco construído com madeira de manejo sustentável, revestido de palha nativa e em formato de oca gigante.
Como continuidade ao trabalho iniciado em 2006, Bruno, Carlinhos, Rafa, Felipe e Alemão fizeram questão de promover um show neutro em carbono, ou seja, compensaram a emissão do gás carbônico liberado no meio ambiente com o plantio de 490 árvores.
Além disso, o material de divulgação do show foi elaborado em papel reciclado e os 345 kg de lixo gerados após o evento foram recolhidos para reciclagem ou destinados para o aterro sanitário pela Central de Tratamento de Resíduos da Amazônia (Cetram). Envolvendo a comunidade no projeto, 50 universitários de Manaus receberam treinamento da OAK Educação e Meio ambiente, parceira do evento, para atuar como monitores ambientais no dia do show, orientando o público sobre a maneira mais correta de descartar ou reutilizar o lixo doméstico.
A seguir, o vocalista Bruno Diegues faz uma apresentação pessoal do CD e DVD Jeito Moleque ao Vivo na Amazônia. Música e conscientização...Por que não?
Já sabemos onde pisamos, mas é preciso seguir um caminho, construir um destino, plantar atitude, para que um dia, quem sabe, possamos colher o tão sonhado lugar ao sol.
Vivemos esse momento, dedicação total à música, à vida, que nos ensina a cada dia que devemos praticar o bem, ter disciplina e respeito para sermos respeitados por aqueles que já percorreram essa trilha ou sermos, quem sabe, exemplo para os que estão perdidos sem saber para onde ir.
Mas, por onde começar? Decidimos então homenagear nossa "mãe natureza", que acolhe a todos nós, filhos desta terra. Há muito tempo ela vem sendo maltratada, mas ainda assim encontra forças para nos ajudar.
A música "Somos filhos da mãe natureza" (Bruno Diegues / Rafa Veríssimo) é a música-tema deste trabalho e seu videoclipe está nos Extras do DVD, gravado na AmazonFish* durante o dia que antecedeu a gravação do Jeito Moleque ao vivo na Amazônia.
Era dia 7 de Dezembro de 2007. A Lua também compareceu ao evento iluminando as margens do Rio Negro, energizando e trazendo inspiração para Bruno, Felipe, Carlinhos, Alemão, Rafa e para todos os amigos presentes, que nos ajudaram a eternizar mais um capítulo da nossa história. O início foi "Sem Radar". Logo em seguida, tivemos o prazer de receber um convidado mais que especial, diretamente da cidade maravilhosa, ele, "Mr. Zeca Pagodinho", que interpretou malandramente "Sua Casa Vai Cair", resgatada do primeiro CD, ainda independente. Não faltaram as velhas conhecidas "Me faz Feliz", "Hoje a Noite é Nossa", "Pára Tudo", "Amor Eterno" e "Meu Jeito Moleque".
As mais recentes "Teu Segredo", "É Mágica", "Estrela-cadente", "Nas Nuvens" e "Já É", de Arlindo Cruz, oriundas do CD de estúdio "O Som do Bem" (2007), ganharam uma nova versão ao vivo. E como não poderia ser diferente, a noite foi longa e novas canções ganharam vida madrugada adentro. Destaque para "Pensamentos", composição de Felipe, "Coração Aberto", do Alemão, e "Ela É..." (sambafunksoulbrother) e "Cada um no Seu Lugar", escritas por mim. Assim como as regravações "Medo de Amar", de Ivete Sangalo, interpretada em dueto com Ed Motta, "Amor Demais", de Cláudio Zoli, e "Filho Único", dos praticamente irmãos Erasmo e Roberto Carlos. A produção musical do CD e DVD ficou a cargo de Rodrigo Campello.
Com certeza foi uma noite de muitas emoções que ficará guardada em nossa memória pelo resto de nossas vidas!!!
Bruno Diegues
(Vocalista do Jeito Moleque)
CD e DVD Jeito Moleque 5 Elementos - 2009
Gravado em São Paulo apenas com canções inéditas, novo trabalho do grupo é focado nas questões do meio ambiente urbano. O Jeito Moleque, composto por Bruno Diegues (voz), Alemão (percussão e vocal), Carlinhos (cavaco e vocal), Felipe Saab (banjo, violões e vocal) e Rafa (percussão e vocal), lança seu terceiro DVD e quinto CD, Jeito Moleque 5 ELEMENTOS, mostrando um repertório inédito e repleto de canções que retratam os sambas do início da carreira do grupo e o estilo moleque dos cinco paulistanos.
Gravado em 27 de agosto na The Week, em São Paulo, em evento fechado para 1.500 convidados, o Jeito Moleque reuniu seus fãs, amigos, familiares e famosos, além de contratantes, radialistas e imprensa de todo o Brasil em uma grande festa.
O novo álbum da banda paulistana é composto por 18 faixas e participações especiais de grandes nomes da música, como Demônios da Garoa na regravação de Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa); Grupo Revelação no samba 7:30 AM (Carica e Paquera); Tati Portella, da banda de reggae gaúcha Chimarruts, na romântica Do Zero (Edu Tedeschi); Thiaguinho, do Exaltasamba, em A Amizade é Tudo (Thiaguinho e Rodriguinho), além do produtor musical do disco, Walmir Borges na canção Eu, Você e Mais Ninguém (Walmir Borges e Márcio Bradock). A música escolhida para ser o carro chefe do novo trabalho, Não tem pra ninguém (Billy SP e André Lemos), já conquistou o público que gosta de samba. Presente nos shows do Jeito Moleque desde o início dos ensaios para a gravação do DVD, a canção fala de relacionamentos em uma levada dançante e animada, assim como outros hits do álbum, como: Para e Pensa (Rafa JM, Tiago Alexandre e Marcelinho TDP), Olha a Coincidência (Bruno Diegues e Rafa Veríssimo) e Virei a Mesa (Thiaguinho e Rodriguinho).
Além de boa música, o CD e DVD Jeito Moleque 5 ELEMENTOS, procura contribuir para a conscientização sobre as questões que envolvem o meio ambiente urbano. Completando 11 anos de carreira e há quatro seguindo com um projeto ambiental em parceria com a empresa OAK Educação e Meio Ambiente, mais uma vez o Jeito Moleque investe em produtos reciclados no material de divulgação e no cenário do show.
O local foi ambientado em dois cenários que retratavam os panoramas contraditórios que podemos encontrar nas grandes metrópoles.
Os dois ambientes criados para gravação do DVD chamavam a atenção do público para a necessidade de preservação do Meio Ambiente nas grandes cidades, utilizando materiais como metáforas e símbolos que remetessem aos cinco elementos da natureza metal, madeira, terra, água e fogo. No primeiro palco, com um clima descontraído e intimista na área externa da casa de eventos, o Jeito Moleque se apresentou em um lounge com piscina, rodeado de muitas plantas, que faziam referência às áreas verdes da cidade - ambientes a serem conservados e ampliados. Já no segundo momento do show, na pista coberta, a decoração trazia elementos que representavam os agentes poluentes a que somos submetidos, que trazem danos à saúde humana e ambiental, mas que podem ser minimizados com pequenas ações, além de uma iluminação que remetia à noite e ao caos das metrópoles.
A escolha do título 5 ELEMENTOS convida o público para uma reflexão sobre a importância da interação desses elementos para o equilíbrio da natureza, como os cinco integrantes do grupo que, juntos, formam uma harmonia musical.
O jovem precisa, hoje, ser incentivado a participar e buscar soluções para os problemas dos grandes centros urbanos, por onde anda, estuda, se diverte - Bruno Diegues
O dia do evento, por exemplo, contou com monitores ambientais - alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - atuando na separação correta do lixo. O show também foi neutro em carbono, ou seja, o Jeito Moleque fará um reflorestamento para compensar a emissão de gás carbônico gerado com transporte da banda, consumo de energia e geração de lixo. Essas são atitudes já realizadas pelo grupo na gravação do seu último álbum em Manaus e também em outros grandes shows pelo Brasil e em suas turnês internacionais.
A banda aproveita o lançamento do novo trabalho musical para apresentar a campanha Ando Preservando, que pretende agregar todas as ações ambientais desenvolvidas pelo grupo desde 2006, cujo objetivo maior é atender com conhecimento e descontração o público jovem.
O Jeito Moleque é o único grupo brasileiro com atuação efetiva na área ambiental. Entre as ações da nova campanha, os "moleques" gravaram em São Paulo um mini-documentário sobre o meio ambiente urbano que entra como conteúdo dos Extras do DVD. O grupo elegeu sua terra natal para trazer esse tema à tona, já que é uma das maiores e mais complexas cidades do mundo.
Uma grande novidade é que os fãs poderão conferir nos Extras do novo DVD do Jeito Moleque o making off da turnê realizada em setembro desse ano nos Estados Unidos. Seguindo com a temática do meio ambiente urbano, o grupo fez registros de sua passagem por Miami, Newark e Boston. A outra surpresa fica por conta do conteúdo interativo desenvolvido para o projeto, uma ilustração do renomado cartunista Paulo Caruso para download, que poderá ser utilizada como fundo ou descanso de tela para computador.
Com cenografia de Zé Carratu, figurinos de Rosane Amora e direção geral de Fabio Ponte o CD e DVD Jeito Moleque 5 ELEMENTOS chegam às lojas marcando um novo momento da carreira do grupo. Com uma proposta totalmente inédita no cenário do samba e pagode, o Jeito Moleque segue com a sua característica de constante renovação musical e novamente surpreende ao público e mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário